Como ser mais confiante na tua sessão fotográfica

Olá tribo,

Inauguro o começo do meu blog com um post inspirado pela Maquilhadora Laura Melissa. Isto porque durante uma sondagem sobre conteúdos nas stories do meu instagram, a Laura sugeriu que eu desse umas dicas para as mulheres se sentirem mais confortáveis quando em frente a uma câmera. Quase que imediatamente, eu tive a ideia de criar este blog. Claro está, que tinha de o começar com a sugestão da Laura e sei que tu aí desse lado concordas comigo.

Então sem mais demoras, vamos lá às nossas 7 dicas:


1. Mete música
Sim, pode parecer super simples, mas resulta. Se estás numa sessão fotográfica e não estás a conseguir relaxar, põe música que gostes. Isto vai ajudar-te a relaxar, a querer mexer (ao som da música) e também a criar um ambiente mais agradável e descontraído para ti e para a tua(teu) Fotógrafa(o).

2. Planeia a tua sessão
Antes do dia da tua sessão, planeia a tua sessão com a(o) tua(teu) Fotógrafa(o). Porque não procurar por ideias e inspiração no Google e Pinterest? Discute estas ideias com quem te vai fotografar.  Isto te dará mais confiança, porque já terás uma ideia do que irá acontecer e é menos uma coisa para te “preocupares” no dia.

3. Maquilhagem e penteado
Uma coisa que eu sugiro a todas as mulheres que fotografam comigo é que também marquem uma sessão de beleza com a minha equipa profissional de maquilhagem e cabelo. Quando te sentes bonita e deslumbrante dá-te logo aquele boost de confiança. Eu sugiro que reserves mesmo com alguém que seja profissional e trabalhe na área porque a maquilhagem e o penteado tem que durar todo o tempo da sessão.

Bia a maquilhar Ana Matos antes da nossa sessão fotográfica

4. Segue a tua intuição
Eu acho que é muito importante que te encontres e conheças a(o) tua(teu) Fotógrafa(o) antes do dia da tua sessão, para ambas(os) perceberem se conectam um com o outro e se vão trabalhar bem juntas(os). Se gostaste da forma como foste tratada e a(o) fotógrafa(o) em si pareceu uma(um) boa(bom) profissional, então sabes que estarás segura com esta pessoa. No entanto, se não tás a ter um bom feeling, segue a tua intuição e não vás em frente com a tua sessão.

5. Sai da tua cabeça
Às vezes estamos tão preocupadas com as partes de não gostamos no nosso corpo (não que haja alguma coisa de errado com o teu corpo. É teu e é lindo.) que não nos deixamos de relaxar. Estares focada no negativo vai demonstrar-se na tua expressão e não te vai deixar apreciar a experiência. Por exemplo, muitas das minhas clientes não gostam muito de ver os seus braços em fotografias, mas esta é uma zona que é muito fácil remediar com as direcções correctas. Por isso sai da tua cabeça, confia na(o) tua(teu) Fotógrafa(o), vai para a tua sessão com uma atitude positiva (podes estar nervosa, mas entusiasmada à mesma) e enjoy the experience girl.

6. Faz a sessão com uma amiga
Se tens aquela amiga que está sempre do teu lado e que vocês se apoiam mutuamente, porque não fazerem uma sessão juntas? Passam as duas por uma experiência única, divertem-se e dão força uma à outra. Eu adoro fazer sessões com melhores amigas. Acho que é super divertido e para além que vocês ficam com retratos individuais e alguns um conjunto também. Best friends forever. <3

Alessandra Rocca e Tímea Orbán para um editorial da Designer Agnes Mira Rosa, maquilhadas por Sarah Shaw e acessórios por Rouge Pony.

7. Contrata um profissional que confies.
Esta pode parecer uma dica bem banal, mas acredita que não o é. Já ouvi várias histórias de clientes que decidiram ir pelo mais barato e depois arrependeram-se. Escolhe alguém que te ponha em primeiro lugar, que saiba guiar e dar-te direcções durante e antes da sessão e de quem realmente gostes do trabalho. Contratares alguém que gostas é bem diferente de escolher alguém só porque sim. Pergunta a ti mesma: “Estou em boas mãos se contratar esta pessoa?” Se a resposta for sim, irás sentir-te aliviada e, claro está, mais confiante no dia da tua sessão.

E ficam aqui as minhas dicas para te sentires uma badass na tua própria sessão fotográfica!


Obrigada por passares por aqui e até ao próximo post. ♥

Ana Isabel

E lembra-te que tu és a pessoa mais importante na tua vida. Celebra a tua existência. 🔥

Imagem principal de mim a fotografar a Diana Carvalho por Nia Carvalho.

Gostaste do post?

Partilha com as tuas pessoas favoritas!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tens alguma coisa em mente?
Deixa o teu comentário.

Sobre
a Autora

Ana Isabel

Ana Isabel
Sou Fotógrafa Profissional e tenho como missão de vida o empoderamento feminino. Visto-me (quase) sempre de preto, mas adoro cores. Photoshop e Wordpress são os meus 2 vícios. Vivo em Portugal numa pequena ilha chamada Sâo Miguel, nos Açores, com os meus gatos e com o meu parceiro.

Subscreve-te à newsletter!

Para ficares sempre actualizada dos novos posts e novidades.

Deixa o teu comentário...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Diz olá!

Don't be shy!

hello@ana-isabel.com

(+351) 965 477 293

pt_PTPT