Olá tribo,
Inauguro o começo do meu blog com um post inspirado pela Maquilhadora Laura Melissa. Isto porque durante uma sondagem sobre conteúdos nas stories do meu instagram, a Laura sugeriu que eu desse umas dicas para as mulheres se sentirem mais confortáveis quando em frente a uma câmera. Quase que imediatamente, eu tive a ideia de criar este blog. Claro está, que tinha de o começar com a sugestão da Laura e sei que tu aí desse lado concordas comigo.
Então sem mais demoras, vamos lá às nossas 7 dicas:
1. Mete música
Sim, pode parecer super simples, mas resulta. Se estás numa sessão fotográfica e não estás a conseguir relaxar, põe música que gostes. Isto vai ajudar-te a relaxar, a querer mexer (ao som da música) e também a criar um ambiente mais agradável e descontraído para ti e para a tua(teu) Fotógrafa(o).
2. Planeia a tua sessão
Antes do dia da tua sessão, planeia a tua sessão com a(o) tua(teu) Fotógrafa(o). Porque não procurar por ideias e inspiração no Google e Pinterest? Discute estas ideias com quem te vai fotografar. Isto te dará mais confiança, porque já terás uma ideia do que irá acontecer e é menos uma coisa para te “preocupares” no dia.
3. Maquilhagem e penteado
Uma coisa que eu sugiro a todas as mulheres que fotografam comigo é que também marquem uma sessão de beleza com a minha equipa profissional de maquilhagem e cabelo. Quando te sentes bonita e deslumbrante dá-te logo aquele boost de confiança. Eu sugiro que reserves mesmo com alguém que seja profissional e trabalhe na área porque a maquilhagem e o penteado tem que durar todo o tempo da sessão.
4. Segue a tua intuição
Eu acho que é muito importante que te encontres e conheças a(o) tua(teu) Fotógrafa(o) antes do dia da tua sessão, para ambas(os) perceberem se conectam um com o outro e se vão trabalhar bem juntas(os). Se gostaste da forma como foste tratada e a(o) fotógrafa(o) em si pareceu uma(um) boa(bom) profissional, então sabes que estarás segura com esta pessoa. No entanto, se não tás a ter um bom feeling, segue a tua intuição e não vás em frente com a tua sessão.
5. Sai da tua cabeça
Às vezes estamos tão preocupadas com as partes de não gostamos no nosso corpo (não que haja alguma coisa de errado com o teu corpo. É teu e é lindo.) que não nos deixamos de relaxar. Estares focada no negativo vai demonstrar-se na tua expressão e não te vai deixar apreciar a experiência. Por exemplo, muitas das minhas clientes não gostam muito de ver os seus braços em fotografias, mas esta é uma zona que é muito fácil remediar com as direcções correctas. Por isso sai da tua cabeça, confia na(o) tua(teu) Fotógrafa(o), vai para a tua sessão com uma atitude positiva (podes estar nervosa, mas entusiasmada à mesma) e enjoy the experience girl.
6. Faz a sessão com uma amiga
Se tens aquela amiga que está sempre do teu lado e que vocês se apoiam mutuamente, porque não fazerem uma sessão juntas? Passam as duas por uma experiência única, divertem-se e dão força uma à outra. Eu adoro fazer sessões com melhores amigas. Acho que é super divertido e para além que vocês ficam com retratos individuais e alguns um conjunto também. Best friends forever. <3

7. Contrata um profissional que confies.
Esta pode parecer uma dica bem banal, mas acredita que não o é. Já ouvi várias histórias de clientes que decidiram ir pelo mais barato e depois arrependeram-se. Escolhe alguém que te ponha em primeiro lugar, que saiba guiar e dar-te direcções durante e antes da sessão e de quem realmente gostes do trabalho. Contratares alguém que gostas é bem diferente de escolher alguém só porque sim. Pergunta a ti mesma: “Estou em boas mãos se contratar esta pessoa?” Se a resposta for sim, irás sentir-te aliviada e, claro está, mais confiante no dia da tua sessão.
E ficam aqui as minhas dicas para te sentires uma badass na tua própria sessão fotográfica!
Obrigada por passares por aqui e até ao próximo post. ♥
Ana Isabel
E lembra-te que tu és a pessoa mais importante na tua vida. Celebra a tua existência. 🔥
—
Imagem principal de mim a fotografar a Diana Carvalho por Nia Carvalho.